Participamos do

BC: oito entre dez pequenas empresas têm financiamento

18:10 | Nov. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
De cada dez empresas no universo dos pequenos negócios no Brasil hoje, oito estão utilizando algum tipo de financiamento, mostra uma pesquisa realizada pelo Banco Central (BC) em parceria com o Sebrae, divulgada nesta segunda-feira, 17, no VI Fórum sobre Inclusão Financeira que a autoridade monetária realiza de hoje a quarta-feira, 19, em Florianópolis, Santa Catarina.

O trabalho, denominado "O Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil", foi realizado em agosto a setembro com 1.500 empresas Microempreendedor (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A pesquisa abrangeu os setores de indústria, comércio e serviços. A margem de erro nos dados nacionais é de 2,5%.

O levantamento também constatou que de cada dez empresas nestas condições, cinco tiveram financiamento em banco nos últimos cinco anos e duas tiveram financiamento em banco em 2014.

Por tipo de financiamento que a empresa estava utilizando no momento da entrevista, 61% dos entrevistados afirmaram que estavam pagando fornecedores a prazo; 35% estavam fazendo pagamentos com cheques pré-datados, 25%, recorrendo ao cartão de crédito empresarial e 24%, no cheque especial.

Outros 23% tinham empréstimos com bancos oficiais, 19%, com bancos privados, 13% emprestavam dinheiro de amigos e parentes, 11% recorriam à modalidade de descontos de títulos, 8%, a leasing, 6%, a microcrédito e 6%, a factoring. Ainda de acordo com o levantamento, 4% tinham empréstimos em cooperativas de crédito, 3%, com agiotas. Outros tipos de financiamentos foram usados por 8% dos entrevistados e 16% disseram que não estavam utilizando nenhum dos empréstimos citados.

Nos últimos cinco anos, as empresas tomaram empréstimos bancários em 2010 (12%), 2011 (2%), 2012 (19%), 2013 (22%) e 2014 (24%). O dado relativo a 2014 é uma projeção do resultado esperado até o fim do ano. No período, só 36% das MEI tomaram financiamento em banco. Esta proporção é de 53% nas ME e de 68% nas EPP.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente