Participamos do

Aneel autoriza testes de mais três turbinas de Jirau

16:40 | Nov. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o início das operações, ainda em fase de testes, de três novas turbinas da usina de Jirau. Os equipamentos UG11, UG35 e UG36, cada um com capacidade instalada de 75 MW, podem operar desde o último sábado, conforme publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 10.

A usina, localizada no Rio Madeira, no município de Porto Velho (RO), já opera com 17 turbinas em estágio comercial e deverá chegar a um total de 20 em funcionamento no decorrer das próximas semanas.

Até o final do ano, o consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pelo projeto, pretende estar com 23 a 25 turbinas em funcionamento no local, segundo o presidente do ESBR, Victor Paranhos. O projeto de Jirau prevê a instalação de 50 turbinas e possui energia assegurada de 2.185 MW médios.

A Energia Sustentável do Brasil é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) com capital social integralmente detido pela ESBR Participações. Os sócios dessa companhia são a GDF Suez, com 40%, além de Chesf, Eletrosul e Mitsui, com 20% cada.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente