Participamos do

A etiqueta dos corretores

01:30 | Nov. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Saber os truques dos vendedores é essencial para você entender como receber interessados em comprar seu imóvel.
 

Eles indicam, por exemplo, que deve haver um apelo emocional na hora da venda. “Compra-se mais pela emoção do que pela razão”, diz Paulo Cezar, da A Predial. Portanto, vale contar histórias de como aquele espaço trouxe lembranças boas, indica.
 

Mentir sobre o produto é maneira de perder o comprador. “Os defeitos sempre aparecem. Tem que ser honesto e saber cada defeito da casa. E se não souber
é bom procurar saber para informar o comprador”, explica Antônio Oliveira.
Além da casa ter de estar arrumada, os corretores se vestem muito bem para passar uma boa impressão desde o começo. Para Guilherme Campos, homens devem estar sempre com o cabelo arrumado e barba feita. Mulheres, além do cabelo arrumado, evitar decotes e roupas curtas.
 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outra característica para um bom vendedor é utilizar uma linguagem formal e evitar, ao máximo gírias, mesmo que o comprador as use.
 

Portanto, ser educado e se adaptar ao cliente são dicas que fazem a diferença. Mariana Bauer diz que, dependendo do comprador, o corretor deve ser mais dinâmico ou mais calmo. “Tem que saber observar e se adaptar ao que ele quer. Tem gente que é mais direta e gosta que o corretor fale mais tecnicamente, mostrando que entende do mercado”, diz.
 

No trato com as pessoas, também se recomenda não fazer brincadeiras. Se o cliente é quem começa, geralmente o corretor dá apenas um sorriso sem devolver com piadas, conforme Cezar.
 

Também é recomendado que o vendedor saiba qual a documentação necessária para se comprar e vender uma unidade. “Isto evita que haja aborrecimentos”, diz. (BC)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente