Participamos do

Usina de Três Marias terá nova redução de vazão

17:00 | Out. 29, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O reservatório da usina de Três Marias, um dos maiores instalados ao longo do Rio São Francisco, terá uma nova redução de vazão. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 29, pela Agência Nacional de Águas (ANA). O volume de água cairá dos atuais 140 metros cúbicos por segundo para 120 metros cúbicos por segundo a partir desta quinta-feira, 30.

Por meio de nota, a ANA informou que o objetivo é preservar o reservatório, que hoje está com 3,08% de seu volume útil. Três Marias é o reservatório de cabeceira do Rio São Francisco e o segundo maior da bacia, depois de Sobradinho.

A usina de Três Marias, que possui seis turbinas para gerar energia, funciona atualmente com apenas duas turbinas e corre o risco de ter que desligar todas as máquinas, devido à queda constante do volume de água.

Por meio de nota, a Cemig, responsável pela usina, informou que avalia, agora, a possibilidade de cumprir a solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sem que haja necessidade de desativar uma das turbinas em operação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente