Participamos do

Serasa apura alta de 13,4% na inadimplência de empresas

08:50 | Out. 28, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O índice da Serasa Experian de inadimplência das empresas subiu 13,4% em setembro ante o mesmo mês do ano passado, registrando a maior alta anual desde outubro de 2012. Em relação a agosto houve queda de 0,5%. No acumulado dos nove primeiros meses de 2014 o indicador sobe 7,4% contra igual período de 2013.

 

De acordo com os economistas da Serasa, o fraco desempenho da atividade econômica, que prejudica a geração de caixa das empresas, e a elevação dos custos, tanto financeiros quanto operacionais, têm favorecido a elevação da inadimplência por parte das empresas ao longo de 2014.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na comparação de setembro com agosto, os cheques sem fundos foram os principais responsáveis pela baixa do indicador de inadimplência, com queda de 11,9% e contribuição negativa de 1,9 ponto porcentual para o resultado total. As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia, energia elétrica, água etc), que têm o maior peso no índice, também tiveram ligeiro declínio, de 0,2%, e contribuição negativa de 0,1 ponto porcentual. A inadimplência com os bancos ficou praticamente estável, com alta de 0,1%. Já os títulos protestados registraram alta de 6,8% e fizeram com que o indicador não caísse ainda mais em setembro, com contribuição positiva de 1,5 ponto porcentual.

 

O valor médio dos cheques sem fundos caiu 6,2% no acumulado de janeiro a setembro de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor médio das dívidas com os bancos também apresentou declínio, de 2,7%. Já os valores dos títulos protestados e das dívidas não bancárias registraram alta de 9,8% e 7,3%, respectivamente.

 

O indicador de inadimplência da Serasa considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados e dívidas vencidas com instituições bancárias e não bancárias, em todo o Brasil.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente