Participamos do

Preço da gasolina deve aumentar ainda este ano, diz Mantega

12:18 | Out. 02, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, na manhã desta quinta-feira, 2, em entrevista ao portal G1, que a gasolina vai aumentar no fim de 2014, como feito últimos anos.

"Quem resolve o preço da gasolina é a Petrobras. Temos uma certa regularidade. Nos últimos anos, sempre teve aumento ou dois. É um setor privilegiado. A maioria dos segmentos teve reajuste de preços uma vez por ano. Ano passado (a gasolina) teve dois aumentos. Então, agora não será diferente. Vai ter aumento. Ano passado foi em novembro", disse.

Em janeiro de 2013, o preço da gasolina foi reajustado em 6,6%, e em novembro do mesmo ano, o aumento foi de 4%.

Mantega afirmou que não deve ser ministro da Fazenda em caso de reeleição da presidente Dilma Rousseff e defendeu o atual governo. Segundo ele, a gestão petista decidiu utilizar o chamado "superávit primário", que é a economia feita para pagar os juros da dívida pública, para realizar investimentos em saúde e educação.

Sobre as previsões de crescimento da economia, o ministro não garantiu que serão alcançadas. Ele afirmou que "é possível" chegar aos 0,9% previstos pelo governo, embora o mercado financeiro indique aumento de apenas 0,29%.

Sobre inflação, Mantega afirmou que a seca "pressionou" o indicador. Considerou, entretanto, o índice como estável, mesmo oscilando cerca de 6%, sendo de 4,5% o limite da meta do governo.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente