Participamos do

Dívidas em atraso crescem 5,07% em setembro,diz SPC/CNDL

11:40 | Out. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A desaceleração da economia brasileira compromete a capacidade de pagamento dos consumidores e ajuda a explicar o aumento do número de dívidas em atraso em todas as regiões do País em setembro, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a região Norte registrou a alta mais expressiva (7,05%), seguida pelo Sudeste (5,83%) e Centro-Oeste (5,81%), todas acima da média nacional, de 5,07%. Na região Nordeste, o aumento da quantidade de dívidas atrasadas foi de 4,93%, e no Sul, de 4,42%.

"Fatores como a alta dos preços, o elevado nível de endividamento das famílias e as taxas de juros em patamares elevados devem apertar o orçamento dos consumidores e manter a inadimplência em trajetória de crescimento até o fim do ano", afirma a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Dívidas por setor

O atraso nas contas de água e luz foi o que mais aumentou em três das cinco regiões do País na comparação com setembro de 2013. Neste período, o número dessas contas em atraso cresceu 37,50% no Centro-Oeste; 23,55%, no Sudeste; e 13,09%, no Sul. Na avaliação do SPC Brasil, a adoção, por parte das companhias prestadores de serviço básicos, da prática de enviar o nome dos clientes com pendências para a lista de consumidores inadimplentes contribui para o aumento expressivo na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Já dívidas em atraso com empresas de telefonia, TV a cabo e internet lideraram o aumento no Norte, com alta de 24,88%, e no Nordeste, com elevação de 11,80% na comparação com setembro de 2013.

Dívidas por região

A região Sudeste concentra 40,36% do total de inadimplentes do Brasil, segundo cálculos do SPC Brasil. Em seguida, aparecem as regiões Nordeste (24,76%), Sul (14,38%), Norte (8,49%) e Centro-Oeste (8,20%). A economista da instituição ressalta que a participação de cada região no total de dívidas do País está diretamente relacionada à importância econômica dos Estados que a compõem. "A região Sudeste, que responde pela maior parte do PIB, é a que detém a maior fatia do número total de inadimplentes", comenta Marcela.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente