Participamos do

Dersa: 8 grupos fazem proposta para túnel Santos-Guarujá

20:10 | Out. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Representantes de construtoras do Brasil, Espanha, Itália, Coreia do Sul, Holanda e Turquia compareceram na manhã desta terça-feira, 14, na sede da Dersa Desenvolvimento Rodoviário para entregar os documentos e propostas de metodologia para a execução das obras do Submerso - Túnel Santos-Guarujá. Segundo a Dersa, a abertura da primeira fase da licitação internacional, de pré-qualificação, revelou interesse de 22 grandes empresas, que concorrerão organizadas em sete consórcios e um concorrente isolado.

De acordo com comunicado, o pacote de obras é licitado em lote único. O contrato está orçado em R$ 1,98 bilhão e contará com recursos do Tesouro do Estado, além de um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Das empresas que participam da pré-qualificação, 13 são brasileiras (JMalucelli, Andrade Gutierrez, CR Almeida, Camargo Corrêa, Carioca Engenharia, Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Construcap, Constran, Piacentini Tecenge do Brasil, Técnica Construções e Cobrasa Construtora) e nove são estrangeiras, sendo três da Espanha (Ferrovial Agroman, FCC e Acciona), três da Itália (Salini Impregilo, Grandi Lavori Fincosit e Ing. E. Mantovani), uma da Holanda (Strukton), uma da Coreia do Sul (Daewoo) e uma da Turquia (Nurol Insaat VE Ticaret).

As empresas que conseguirem atender aos requisitos técnicos e financeiros serão julgadas qualificadas e estarão aptas a apresentar proposta comercial na segunda etapa da licitação. A previsão da Dersa é iniciar a segunda etapa em novembro de 2014. Vencerá a licitação o licitante qualificado cuja proposta comercial resultar no menor preço global para a obra. O início das obras está previsto para janeiro de 2015, com duração de 44 meses.

O Submerso ligará as duas margens do Porto de Santos e será composto de seis módulos de concreto pré-moldado, construídos em uma doca seca no Guarujá. Após finalizados, serão rebocados flutuando até o local onde serão submersos. O Submerso tem o valor total estimado de R$ 2,8 bilhões (data-base junho/2014), o qual contempla, além das obras, os trabalhos de projeto, gerenciamento, compensações ambientais e desapropriações, entre outros.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente