Participamos do

Consumidor procurou menos crédito em setembro

08:40 | Out. 28, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A demanda dos consumidores por crédito caiu 10,8% em setembro na comparação com setembro de 2013, segundo a Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Em outras bases comparativas também houve queda: as retrações foram de 2,3% em relação a agosto, já descontados os efeitos sazonais; de 4,6% no acumulado de 12 meses; e de 5,6% no acumulado dos nove primeiros meses do ano, sobre igual período do ano anterior.

 

A análise dos segmentos que compõem o indicador geral indica que houve recuo de 3,1% na demanda por crédito nas instituições financeiras e de 1,8% nas não financeiras, na margem, na séria ajustada sazonalmente. Na comparação com setembro de 2013, as quedas foram de 9,6% e 11,5%, respectivamente.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Boa Vista volta a ressaltar que o mercado de crédito passou por diversos ajustes nos últimos meses com o objetivo de estimular a retomada da procura por crédito por parte dos consumidores. "Contudo, pelo próprio caráter das medidas mais estruturais, até o presente momento, os impactos não foram significativos", diz a instituição, ponderando ser possível uma reversão deste cenário apenas em meados de 2015, com a suavização do "atual aperto monetário e, consequentemente, maiores estímulos à demanda por crédito".

 

O indicador de Demanda por Crédito - Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF realizadas por empresas à base de dados da Boa Vista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente