Participamos do

Consumidor espera inflação de 7,5% em 12 meses, diz FGV

07:20 | Out. 23, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A mediana da inflação esperada pelos consumidores nos próximos 12 meses atingiu 7,5% em outubro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta quinta-feira, 23, ao divulgar o Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores. O resultado retorna ao observado em abril deste ano, que é o maior desde novembro de 2005 (7,8%). Em setembro, as famílias apontavam, em média, alta de 7,3% nos preços no período à frente.

"O aumento das expectativas de inflação futura pelos consumidores advém possivelmente da percepção de aceleração recente da inflação, que se mantém pressionada, principalmente pelo grupo alimentação", diz a economista da FGV Viviane Seda, em nota.

O Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores é obtido com base em informações coletadas no âmbito da Sondagem do Consumidor. Produzidos desde setembro de 2005, os dados vinham sendo divulgados de forma acessória às análises sobre a evolução da confiança do consumidor. Desde maio de 2014, as informações passaram a ser anunciadas separadamente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente