Participamos do

CCEE espera alta de afluências em outubro

18:50 | Out. 01, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Com o início do período úmido e o aumento da precipitação, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) espera uma alta da Energia Natural Afluente (ENA) em outubro para quase todos os mercados.

A projeção da ENA - que representa o resultado da conversão de vazão das águas em energia gerada pelas usinas hidrelétricas - previa afluências equivalentes a 89% da Média de Longo Termo (MLT) no Sudeste e a 129% no Sul. Em setembro, as ENAs realizadas foram de 77% da MLT para o Sudeste e 92% para o Sul. No Norte, foi estimada para outubro uma ENA de 83% da MLT. No mês passado, o resultado ficou em 78%. O Nordeste é a única região onde é esperado recuo (53%) da MLT realizada em setembro para uma previsão de 46% neste mês.

O aumento das afluências levou a um recuo do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), usado para calcular o valor da energia elétrica no mercado de curto prazo. O PLD registrou queda de 10% na primeira semana de outubro frente a última semana de setembro, de R$ 745,91/MWh para R$ 671,68/MWh em todos os mercados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente