PUBLICIDADE
Notícias

Bolsa de Tóquio cai seguindo mercados e dólar fraco

07:40 | 02/10/2014
A bolsa de Tóquio registrou forte queda nesta quinta-feira, reagindo às desvalorizações nos mercados norte-americanos e europeus e ao dólar, que perdeu força em relação ao iene. O índice Nikkei caiu 2,61%, a 15,661,99 pontos, pior resultado em quase dois meses.

Antes do pregão em Tóquio, as bolsas de Nova York e da Europa já haviam reagido mal aos dados fracos da indústria dos EUA e da Alemanha, pressionando a moeda norte-americana. Os dados de venda de automóveis nos EUA e a confirmação do primeiro caso de Ebola no país também afetaram os mercados e deram o tom do dia no mercado japonês.

Após bater o maior nível desde 2008 durante a sessão de ontem na Ásia, o dólar recuava para 108,71 ienes ao fim do pregão japonês, de 108,88 ienes do fechamento anterior no fim da tarde em Nova York.

"As ações nos Estados Unidos estavam tão valorizadas que os investidores estão procurando razões para realizar antes da reversão das medidas de relaxamento quantitativo", disse o estrategista sênior da SMBC Friend Securities Toshihiko Matsuno. "A bolsa de Tóquio ficara particularmente vulnerável caso tanto Wall Street quanto o dólar sejam corrigidos, como ocorreu ontem."

Para o CEO do Investrust, Hiroyuki Fukunaga, o movimento de realização foi a principal força por trás da queda do índice Nikkei. "O dólar subiu tanto nas últimas semanas que um viés de queda era inevitável", disse. Após avançar cerca de 12% desde abril, a bolsa japonesa voltou aos 15 mil pontos hoje e deve permanecer nesse nível, dizem os analistas.

Entre as exportadoras, diretamente afetadas pelo dólar, a Honda Motor caiu 4,2%, a Toyota Motor perdeu 3,5% e a Tokyo Electron teve desvalorização de 3,4%. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS