Participamos do

Bolsa de Tóquio cai para menor nível em dois meses

07:00 | Out. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As ações da bolsa de Tóquio fecharam em queda pelo quinto pregão consecutivo nesta terça-feira, atingindo o menor nível dos últimos dois meses em meio à perda de força do dólar. O índice Nikkei encerrou com forte recuo de 2,38%, a 14.936,51 pontos.

Pela primeira vez desde agosto abaixo da marca dos 15 mil pontos, a bolsa japonesa seguiu hoje o movimento de Nova York e do dólar nos últimos dias, após permanecer fechada ontem devido a um feriado nacional.

"A maioria dos ganhos do Nikkei nas últimas semanas foram atrelados à valorização do dólar, que aconteceu sem fundamentos, então essa forte mudança de direção é possível e esperada, quando a moeda começa a cair", disse o estrategista sênior da SMBC Friend Securities.

Em menos de duas semanas, o índice da bolsa de Tóquio recuou mais de mil pontos. "Pode haver razão no argumento de que o piso são os 15 mil pontos para o Nikkei", disse um diretor de operações de equity de uma corretora europeia. "No entanto, o resultado estará muito atrelado ao que acontecer com os mercados dos Estados Unidos", ressaltou.

Ações dos exportadores japoneses e das empresas do setor financeiro lideraram as quedas, com a Toyota Motor recuando 3,9% e a Tokyo Electron perdendo 6,7%. A Nomura Holdings desvalorizou 3,1%, enquanto a Sumitomo Mitsui Financial Group caiu 2,3% com o efeito inflacionário do iene mais fraco ante o dólar, que pode causar uma redução dos lucros da empresa obtidos em moeda estrangeira. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente