Participamos do

Anfavea: proposta de acordo automotivo sai em novembro

13:40 | Out. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, afirmou que em novembro será apresentada a proposta para um acordo automotivo entre Brasil e Colômbia. "Estamos trabalhando na abertura de novos mercados, especialmente com a Colômbia. Eu acredito que ainda em novembro possamos apresentar para os dois governos uma proposta do setor privado", afirmou, ao chegar ao Ministério da Fazenda, em Brasília, para reunião com o secretário de Política Econômica, Márcio Holland.

Questionado sobre férias coletivas no setor, Moan disse que não há nenhuma dificuldade. "O mecanismo de férias coletivas, lay-offs e compensação de horas são instrumentos de proteção do emprego. Está tudo bem", disse. Segundo Moan, a reunião com Holland é um encontro rotineiro, de apresentação dos dados conjunturais do setor.

Preço

Moan avaliou que o Brasil depende do consumo interno e disse que a taxa de câmbio hoje é "altamente prejudicial à competitividade do setor", depois de ser questionado sobre os altos preços dos carros populares no País. "Em 2004, tivemos o carro mais barato do mundo", defendeu. Segundo ele, a volta desse cenário depende da taxa de câmbio. "A taxa de câmbio hoje é altamente prejudicial à competitividade do setor", disse.

"A economia brasileira depende basicamente do desenvolvimento do mercado interno, diferente de alguns outros países que escolheram exportação como base da sua economia. O Brasil tem como motor o mercado interno. Estimular o mercado interno só pode ajudar crescimento", afirmou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente