Participamos do

Vendas do varejo caem 1,1% em julho, informou o IBGE

09:40 | Set. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As vendas do comércio varejista restrito caíram 1,1% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou abaixo do piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde uma queda de 0,60% até uma alta de 1,30%, com mediana positiva de 0,50%. A queda também é a mais intensa desde outubro de 2008, quando também registrou recuo de 1,1% na margem.

Já na comparação com julho do ano passado, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram queda de 0,9% em julho deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam entre recuo de 1,00% e avanço de 2,70%, com mediana em alta de 1,60%. Até julho, as vendas do varejo restrito acumulam altas de 3,5% no ano e de 4,3% nos últimos 12 meses.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,8% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde queda de 2,10% até alta de 2,30%, mas abaixo da mediana estimada, positiva em 1,15%.

Na comparação com julho do ano passado, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram queda de 4,9% em julho deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam entre queda de 7,40% até recuo de 2,80%, com mediana negativa de 4,25%. Até julho, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam queda de 0,6% no ano, mas alta de 1,1% nos últimos 12 meses.

O índice de média móvel trimestral do varejo restrito caiu 0,6% no trimestre encerrado em julho. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas caiu 1,1% no trimestre encerrado em julho.

O IBGE revisou as vendas do varejo restrito em maio ante abril, de +0,3% para estabilidade (0,0%). Em abril ante março, o resultado também foi revisado, de -0,3% para -0,4%. No varejo ampliado, foi revisado o resultado de junho ante maio, de -3,6% para -3,4%. Segundo o IBGE, a queda nas vendas de veículos neste período, apurada inicialmente em -12,9%, passou a uma taxa de -7,0%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente