Participamos do

Turbina da usina Santo Antônio do Jari inicia operação

17:10 | Set. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou o início de operação comercial da unidade geradora 01 da hidrelétrica Santo Antônio do Jari, localizada entre os municípios de Mazagão (AP) e Almeirim (PA). Trata-se de turbina com 123.330 quilowatts (kW). A autorização está presente em despacho publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 17.

Dados do governo federal informam que a usina de Santo Antônio do Jari está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O executor é a Jari Energética. Em maio, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) havia emitido a Licença de Operação para a usina. Segundo o Ibama, o empreendimento tem capacidade instalada total de 373,4 megawatts (MW).

A usina tem investimento estimado em cerca de R$ 1 bilhão. Está programada, ainda, a construção de uma linha de transmissão de 20 quilômetros integrando o circuito Tucuruí-Macapá-Manaus ao Sistema Interligado Nacional (SIN). No final de 2012, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 736,8 milhões para o projeto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente