Participamos do

Selic só deve subir em setembro de 2015, prevê Focus

09:40 | Set. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Com a perspectiva cada vez mais fraca para a expansão da atividade doméstica neste e no próximo ano, o mercado financeiro jogou ainda mais para frente a projeção para a alta da Selic em 2015. Até a semana passada, a mediana das previsões do relatório de mercado Focus apontava para uma alta de 0,25 ponto porcentual na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de julho, levando a taxa básica para 11,25% ao ano. Agora, a previsão é de que a alta dessa magnitude só ocorrerá daqui a um ano, em setembro do ano que vem. Até lá, a Selic deve permanecer nos atuais 11,00% ao ano.

 

Em novembro do ano que vem, última vez que o Copom se reunirá em 2015, a taxa ainda estará em 11,25% ao ano, conforme a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira, 22, pelo Banco Central. No levantamento da semana passada, a mediana das estimativas apontava que, nessa ocasião, o juro estaria em 11,50% ao ano.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A série das projeções do boletim Focus mostra as previsões do mercado apenas para os primeiros três meses de 2016. Pelos dados atualizados hoje, a Selic estará em 11,00% ao ano, no primeiro trimestre de 2016, revelando, assim, que os analistas aguardam uma redução da taxa básica de juros em janeiro daquele ano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente