Participamos do

Rebaixamento reduziria investimentos, diz economista

17:00 | Set. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os investimentos em infraestrutura serão os mais afetados por um eventual rebaixamento da nota de classificação de crédito dos títulos brasileiros, disse nesta terça-feira, 9, o economista Claudio Frischtak, da consultoria Inter.B. Isso porque financiá-los ficará mais caro.

Um eventual rebaixamento eleva os custos dos empréstimos para investir porque esse é resultado de um mix entre o custo da dívida pública brasileira e o custo do financiamento privado, disse. "Projetos que faziam sentido podem deixar de fazê-lo", avaliou. Isso pode ser um balde de água fria nos planos dos principais candidatos à presidência da República. Todos apostam em novas concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) para elevar as taxas de investimento no País.

"Se é uma empresa estatal e há ordem para fazer investimentos, ela vai fazer", explicou. "Mas, se é uma empresa privada, que faz conta e tem de responder aos acionistas, ela vai pensar duas vezes."

Esse quadro é agravado, segundo o economista, pelo "colapso da confiança" que tomou conta do setor. "Investir é uma aposta no futuro, por isso é preciso que haja previsibilidade", afirmou. Ainda mais se o projeto é de 20 ou 30 anos, como é o caso das concessões em infraestrutura. Mas, ao contrário disso, há uma percepção dos agentes econômicos que "a equipe econômica está perdida". Não existe uma trajetória clara que permita a eles esperar uma melhora no cenário.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente