Participamos do

Produção de cerveja cai 2,4% em agosto, diz CervBrasil

20:00 | Set. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) organizados pela Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) apontam para uma retração de 2,4% na produção da bebida em agosto deste ano ante igual mês de 2013. De acordo com a entidade, que congrega as quatro maiores fabricantes do País (Ambev, Petrópolis, Brasil Kirin e Heineken), este é a segunda queda mensal em 2014. Em janeiro, a produção de cerveja no País também caiu 2,4% na comparação anual.

Em relação a julho, quando a produção foi impulsionada pela realização da Copa do Mundo, os 1,053 bilhão de litros de cerveja fabricados representam queda de 7,7%. "Com os resultados de agosto, o setor cervejeiro no Brasil entra em um período de avaliação de seus investimentos de longo prazo", afirmou, em nota, o diretor executivo da CervBrasil, Paulo Petroni.

No acumulado do ano, porém, a produção de cerveja no País ainda mantém crescimento de 8,7% sobre o mesmo período do ano passado. Em 2014, o setor foi beneficiado por fatores sazonais, como as elevadas temperaturas do verão, o carnaval tardio e a realização do Mundial.

IPCA

Ainda segundo a Associação, a inflação da cerveja até agosto medida pelo Índice de

Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA) acumula alta de 4,1%, índice próximo ao do IPCA Geral, que é 4,0%. A inflação da bebida ficou ainda ligeiramente inferior ao do índice de Alimentos e Bebidas, que está em 4,8%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente