Participamos do

ONS: carga no SIN em agosto cresce 2,6% ante julho

11:50 | Set. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) totalizou 62.700 MW médios em agosto, de acordo com dados publicados nesta sexta-feira pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O resultado representa expansão de 2,6% em relação a julho deste ano, porém ficou estável na comparação com agosto de 2013. No acumulado dos últimos 12 meses, a carga, ou seja, a geração de energia de todas as usinas despachadas ou programadas pelo ONS, cresceu 4,2% em relação ao período de 12 meses encerrados imediatamente antes.

O resultado na comparação entre os meses de agosto foi pressionado negativamente pelo subsistema Sudeste/Centro-Oeste, no qual houve queda de 1,4%. As regiões Nordeste e Sul, por outro lado, apresentaram expansão de 3,3% e 2,4%, respectivamente. Na região Norte, houve queda de 1,1%. De acordo com o ONS, os números do mês passado refletem principalmente o ritmo reduzido da atividade industrial brasileira, com destaque para a região Sudeste/Centro-Oeste.

No caso da região Norte, aponta o operador nacional, a queda reflete o desempenho da atividade dos grandes consumidores eletrointensivos conectados à rede básica. Esses grandes consumidores detêm participação de cerca de 1/3 da carga do subsistema, dos quais 2/3 pertencem ao setor metalúrgico. Outra particularidade dos números da região Norte é a inclusão da carga de Manaus, interligada ao SIN a partir de 9 de julho do ano passado.

Na comparação entre agosto e julho deste ano, todos os subsistemas apresentaram expansão de carga. Vale destacar que os números de julho foram afetados pela realização da Copa do Mundo no Brasil. O subsistema com maior expansão foi a região Nordeste, com variação de 4,9%. As regiões Norte e Sul aparecem na sequência, com alta de 2,5% e 2,3%, respectivamente. A região Sudeste/Centro-Oeste cresceu 2,1%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente