Participamos do

Itaú revisa projeção para PIB em 2014 de 0,6% para 0,1%

13:40 | Set. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Itaú Unibanco revisou de 0,6% para 0,1% a projeção de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2014. Em relatório assinado pelos economistas Irineu de Carvalho Filho e Rodrigo Miyamoto, a instituição financeira explica que a revisão se deve ao número mais fraco do que o banco esperava no segundo trimestre deste ano, quando o PIB recuou 0,6%, e ao ritmo ainda lento da recuperação da economia no pós-Copa, que não parece suficiente para que o terceiro trimestre apresente crescimento positivo.

"Em termos de fundamentos, a confiança de empresários e consumidores em patamares historicamente baixos, assim como os altos estoques na indústria, devem limitar o crescimento no curto prazo", acrescentam os economistas no relatório. Para o terceiro trimestre, a projeção do Itaú é de baixa de 0,1% no PIB ante os três meses anteriores. Já para o quarto trimestre, o banco afirma que a herança estatística mais favorável e a diminuição da incerteza do cenário doméstico devem contribuir para um crescimento moderado, de 0,5%.

Para 2015, o banco manteve a projeção de expansão de 1,3%, "devido à volta da normalidade em alguns fatores, como o investimento".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente