PUBLICIDADE
Notícias

Inflação nos EUA cai 0,2% em agosto ante julho

10:00 | 17/09/2014
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA caiu 0,2% em agosto, na comparação com julho, informou o Departamento do Trabalho. Essa foi a primeira queda mensal no indicador desde abril de 2013 e o resultado ficou abaixo da previsão de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que esperavam estabilidade nos preços.

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, ficou estável na mesma comparação, na primeira vez em que a medida não subiu desde outubro de 2010. A estimativa dos analistas era de alta de 0,2%.

Em relação a agosto do ano passado, o CPI subiu 1,7%, uma desaceleração ante o avanço anual de 2,0% registrado em julho. Os números podem dar suporte aos membros do Federal Reserve que preferem seguir lentamente em direção a uma elevação dos juros básicos nos EUA.

Os preços da energia caíram 2,6% em agosto ante julho, puxados pelo declínio de 4,1% nos preços da gasolina. Os alimentos, por outro lado, tiveram alta de 0,2%.

Separadamente, o Departamento do Trabalho informou que os ganhos semanais dos norte-americanos ajustados pela inflação subiram 0,4% em agosto. A alta reflete a queda dos preços - que melhora o poder de compra - e um pequeno aumento nos pagamentos. No entanto, em comparação com agosto do ano passado, os ganhos semanais reais também subiram apenas 0,4%, em um sinal de baixo crescimento dos salários. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS