Participamos do

Indústria fica menos confiante em setembro diz FGV

08:20 | Set. 23, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da sondagem de setembro ficou em 80,7 pontos, o que significa recuo de 3,2% em relação ao resultado final de agosto, que foi de 83,4 pontos. No mês passado, o ICI caiu 1,2%. Se confirmada a queda nesta intensidade no fim do mês, o ICI ficará no menor nível desde março de 2009, quando ficou em 77,1 pontos, e manterá a trajetória declinante iniciada em janeiro deste ano. A média histórica recente do indicador está em 104,5 pontos.

"O resultado de setembro decorre da deterioração tanto das avaliações sobre o momento presente quanto das expectativas em relação aos meses seguintes", informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), em nota. A prévia de setembro demonstra que o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 2,9%, para 80,3 pontos. Enquanto isso, o Índice de Expectativas (IE) caiu 3,4%, para 81,2 pontos, mostrando que a elevação registrada no mês passado não se sustentou.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria atingiu 83,0% em setembro, segundo a prévia. O resultado, já livre de influências sazonais, é inferior ao apurado no resultado final da sondagem de agosto, que foi de 83,2%. A prévia dos resultados da Sondagem da Indústria abrange a consulta a 782 empresas entre os dias 02 e 18 deste mês. O resultado final da pesquisa referente a setembro será divulgado no próximo dia 30.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente