PUBLICIDADE
Notícias

Índice de Serviços da Fipe sobe 0,59% na 1ª prévia

16:50 | 11/09/2014
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou nesta quinta-feira, 11, que o Índice Geral de Serviços (IGS) apresentou taxa de inflação de 0,59% na primeira quadrissemana de setembro na cidade de São Paulo. O resultado foi menor do que o verificado no fim de agosto, quando houve avanço de 0,91% no indicador.

A taxa do IGS ficou acima da registrada pelo tradicional Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da mesma Fipe. Entre a leitura final de agosto e a primeira medição de setembro, a inflação captada pelo indicador geral do instituto passou de 0,34% para 0,24%.

Entre os itens de destaque no IGS, o de energia elétrica continua como um grande fator de pressão de alta, apesar do movimento atual de desaceleração. No período pesquisado, o item subiu 10,12% ante elevação de 11,76% do fim de agosto.

Alguns componentes do indicador de Serviços da Fipe tiveram, no entanto, um comportamento que gerou alívio para o índice. Um deles foi a conta de telefone fixo, que recuou 6,12% contra baixa anterior de 3,59%. Outro item foi a passagem aérea, que mostrou declínio de 1,64% no começo de setembro ante avanço de 1,96% no fim de agosto.

TAGS