Participamos do

Ibama autoriza construção do Porto Sul da Bahia

14:20 | Set. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Depois de quatro anos de espera, saiu a licença de instalação do Porto Sul da Bahia, um complexo de R$ 5,6 bilhões previsto para ser erguido em Ilhéus. A autorização, que libera o início efetivo das obras, foi assinada na última sexta-feira, 19. Trata-se do maior projeto portuário previsto em todo o País.

As obras serão tocadas pelo governo da Bahia. Também há previsão de construção de um terminal privado, pela mineradora Bamim, que retira minério de ferro da região de Caetité.

Nos quatro anos de processo ambiental, o projeto polêmico chegou a ter seu local alterado por causa de impactos ambientais. Nesse período, o próprio Ibama chegou a reter o licenciamento.

O Porto Sul será construído numa área de 1.865 hectares, na praia deserta de Aritaguá, a apenas 15 quilômetros de distância do atual Porto de Ilhéus. O governo federal acompanhava com apreensão o processo porque o cais é o ponto de chegada da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), obra da Valec de R$ 4,3 bilhões, em construção na Bahia.

O complexo será formado pelo Terminal de Utilização Privada (TUP) da Bahia e pelo TUP da Bahia Mineração (Bamin). A estimativa é operar 100 milhões de toneladas anuais até o 25º ano de funcionamento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente