Participamos do

FGV: em 12 meses, 30% do setor industrial investiu menos

08:50 | Set. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O porcentual de empresas industriais que ampliaram seus investimentos em capital fixo nos 12 meses até o terceiro trimestre de 2014 caiu para 29%, de 36% um ano antes. No sentido contrário, a parcela das que reduziram esse tipo de gasto avançou para 30%, de 25% nos 12 meses até o terceiro trimestre do ano passado. Os dados foram apontados pela Sondagem de Investimentos da Indústria de Transformação referente ao período entre julho e setembro, divulgada nesta quinta-feira, 11, pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre).

"Esta é a primeira vez, na série iniciada no terceiro trimestre de 2012, em que a proporção de empresas que afirmam terem investido menos supera a das que investiram mais nos 12 meses anteriores", afirmou a FGV, em nota.

No segundo trimestre de 2014, a parcela das empresas que investiram mais nos 12 meses anteriores também era maior (31%), enquanto a fatia das que investiram menos havia sido menor (24%). Para os próximos 12 meses, 30% das empresas planejam ampliar seus programas de investimento, mesmo porcentual registrado no segundo trimestre deste ano, mas fatia menor do que há um ano (34%). Por outro lado, a parcela das companhias industriais que pretende reduzir os investimentos nos próximos 12 meses passou a 23% no terceiro trimestre deste ano. Essa fatia era de 21% no segundo trimestre de 2014, e de 17% há um ano.

"Embora se mantenha no terreno positivo, a diferença de 7 pontos percentuais entre a proporção de respostas favoráveis e desfavoráveis é também a menor dos nove trimestres pesquisados", ressaltou a instituição.

A Sondagem de Investimentos é um levantamento estatístico trimestral que fornece sinalizações sobre o rumo dos investimentos produtivos no setor industrial. A coleta de dados para a sondagem divulgada hoje ocorreu entre 7 de julho e 29 de agosto. Foram ouvidas 699 empresas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente