PUBLICIDADE
Notícias

Vendas no Dia dos Pais crescem 8,71% em relação ao ano passado

Ano passado foram contabilizados 85 mil consultas ao SPC e este ano, 105 mil.

12:19 | 11/08/2014
As vendas no varejo no Dia dos Pais cresceram 8,71% em Fortaleza, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa realizada pela Câmara Dirigente dos Lojistas de Fortaleza (CDL). O resultado foi apresentado pelo presidente da CDL, Freitas Cordeiro, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 11. Foram apresentados os números de consultas feitas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) na semana que antecedeu a data comemorativa, assim como um comparativo em relação a agosto de 2013.
 
No levantamento, foi divulgado que o Ceará tem sido destaque nacional, com números bem maiores do que o resultado das vendas nacionais, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e  Estatística (IBGE). A pesquisa do IBGE que fez o apanhado de maio de 2013 a maio de 2014, aponta aumento nacional de 5%. O Ceará apresenta 9,10%, quase o dobro do resultado nacional de movimentação das vendas no varejo.
 
A pesquisa é feita por um termômetro que possibilita saber como estão as vendas do dia, onde também é possível saber quem está comprando mais, se são homens ou mulheres, e qual segmento que está sendo mais buscado na hora das compra. 

Ano passado foi totalizado 85 mil consultas para compras e neste ano, esse número de consultas foi para 103 mil. Segundo Freitas Cordeiro "consulta não quer dizer vendas, a pessoa apenas consultou o poder da compra, mas não significa que ela comprou, que ela efetuou a compra.

Para saber quanto representa essa consulta em relação a efetivação da compra, existe um histórico, uma média, isso representa em média que apenas 40% do que foi consultado se efetiva em vendas. Foi obtido um resultado de 8,71% de aumento nas vendas em relação ao Dia dos Pais do ano passado, trabalhando com essa média de 40%. Nos últimos 12 meses foram contabilizados 8.93% de consultas.

De acordo com Freitas o Dia dos Pais não fugiu do resultado esperado pela CDL. "O resultado foi supreendente, mas sempre tivemos em mente de que o segundo semetre é sempre melhor do que o primeiro semestre para o varejo" ressalta. A pesquisa revelou também que o resultado das vendas do varejo no Dia dos Pais em nível nacional vai ser aquém ao resultado das vendas de Fortaleza.
 
O dia dos pais fica em 3° lugar no ranking das datas comemorativas que mais movimentam o varejo, quem lidera são as Festas Natalinas, com Dia das Mães em segundo lugar.
 
Dia dos Namorados e Dia das Mães
 
O Dia dos Namorados teve um resultado superior ao Dia das Mães. O esperado era que isso fosse diferente, pois a data do Dia dos Namorados coincidiu com a abertura da Copa do Mundo Fifa 2014. O resultado foi positivo e até maior do que as vendas do varejo no Dia das Mães.
"Tivemos um Dia dos Namorados com consulta de 13% em relação ao Dia das Mães, afirma Freitas Cordeiro.









 
 
 
 

 
 
 

Eduardo Sousa

TAGS