Participamos do

Relação entre etanol e gasolina cai a 64,88%, diz Fipe

14:20 | Ago. 26, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina voltou a cair na cidade de São Paulo. Segundo levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o nível passou para 64,88% na terceira semana de agosto e ficou abaixo das marcas de 65,37% e de 66,14% da segunda e da primeira semanas do mês, respectivamente.

De acordo com especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do etanol é de 70% da gasolina. O atual nível, portanto, significa que o consumidor paulistano continua tendo vantagem em optar pelo combustível derivado da cana.

Em outro tipo de levantamento da Fipe, que leva em conta a metodologia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o valor médio do etanol apresentou intensificação de queda, com a variação negativa passando de 0,72% para 0,91%, entre a segunda quadrissemana do mês (últimos 30 dias encerrados em 15 de agosto) e a terceira leitura (últimos 30 dias encerrados em 23 de agosto). A gasolina também caiu mais no mesmo período, com o declínio passando de 0,34% para 0,47%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente