Participamos do

Presidente do BNDES afirma que instituição teve desembolsos "moderados"

12:32 | Ago. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta segunda-feira, 18, que os desembolsos da instituição no primeiro semestre de 2014 devem ficar um pouco abaixo dos R$ 88,3 bilhões liberados no mesmo período de 2013. O montante de empréstimos no ano passado foi recorde para um primeiro semestre e ficou 65% acima que o de 2012.

 "[O desembolso] está moderado, conforme previ recentemente, com uma recuperação de consultas (aos empréstimos pelo banco)", declarou. "Está moderado para baixo", completou Coutinho, em entrevista no 2º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, no Centro do Rio de Janeiro.

 O presidente do banco, que é reponsável por oferecer empréstimos a juros menores que as demais instituições do mercado para estimular o desenvolvimento da economia nacional, também antecipou que a maior parte do dinheiro da instituição no primeiro semestre deste ano foi destinada a projetos de infraestrutura.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 "Permancem firmes os investimentos em energia e logística. Rodovias, aeroportos e portos começam a se expandir e apontam para um crescimento", explicou. Apesar de indicadores contraditórios, que indicam a queda do investimento no país, Coutinho diz que as empresas mantiveram seus planos.

 Em 2013, segundo o banco, os desembolsos na área de infraestrutura corresponderam a cerca de um terço dos financiamentos. Este ano, a instituição promete divulgar as informações oficiais em breve.

Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente