PUBLICIDADE
Notícias

PIB registra queda de 0,6% no segundo trimestre

O indicador, que havia caído 0,2% no trimestre anterior, ficou em 1,27 trilhão. O dado foi divulgado nesta sexta-feira

09:12 | 29/08/2014

O Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve queda de 0,6% no segundo trimestre de 2014, em relação aos primeiros três meses do ano. O valor ficou em 1,27 trilhão. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje, 29 o indicador, que havia caído 0,2% no trimestre anterior.
[SAIBAMAIS 4]
Já em 12 meses, com o dado do segundo semestre, há um crescimento acumulado de 1,4%.

O melhor desempenho neste trimestre foi registrado pelo setor de agropecuária, que cresceu 0,2% em relação aos últimos três meses. O PIB da indústria caiu 1,5% e o de serviços, 0,5%, no período.

 

Quando a comparação dos dados divulgados nesta sexta-feira ocorre com o segundo trimestre do ano passado, a queda atinde 0,9%, com agropecuária sem crescimento e indústria com recuo de 3,4% e serviços com alta de 0,2%.

 

Análise

 

Segundo o economista Célio Fernando, a maior queda do PIB em relação ao primeiro trimestre tem relação com três fatores: a taxa de juros elevada, a época de eleições e a baixa da confiança nos investimentos privados.

 

Célio destaca ser natural a diminuição dos bens e serviços produzidos no País nessa época, pois o período eleitoral acarreta recuo nos gastos governamentais, o que acaba refletindo nos índices. Apesar disso, o economista afirma que a queda do PIB deve servir de alerta. “Isso sinaliza que algo tem que ser trabalhado, há questões serias que têm de ser estruturadas”, diz.

 

Isso não significa, segundo ele, que o PIB necessariamente continuará caindo, pois ainda é cedo para se analisar a questão. Em relação ao Ceará, o economista prevê uma tendência do PIB estadual seguir a redução do nacional.

Redação O POVO Online com informações da Agência Brasil

TAGS