Participamos do

PIB do Japão no 2º tri tem queda mais forte desde 2011

21:30 | Ago. 12, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A economia do Japão contraiu acentuadamente no segundo trimestre em um período em que as famílias e as empresas reduziram seus gastos após o aumento do imposto sobre vendas em abril.

O Produto Interno Bruto (PIB) real recuou 1,7% no segundo trimestre na comparação com os três meses anteriores, a maior queda desde o primeiro trimestre de 2011. Os analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires previam uma contração um pouco maior na mesma comparação, de 1,9%.

Na comparação anualizada, o indicador recuou 6,8% no segundo trimestre ante o mesmo período de 2013. Os analistas esperavam que a queda fosse maior, de 7,1%.

Os analistas já esperavam esse forte recuo porque as famílias consumiram mais do que a média no primeiro trimestre, se adiantando ao aumento de 5% para 8% do imposto sobre vendas a partir de 1º de abril. A última vez que essa taxa havia sido aumentada foi em 1997.

No primeiro trimestre, o PIB avançou 1,5% ante o trimestre anterior. Em base anualizada, a expansão da economia foi de 6,1%.

Agora, o mercado aguarda para saber se essa contração é de curta duração ou se será mais duradoura e irá minar os esforços do primeiro-ministro Shinzo Abe para estimular o crescimento japonês.

Além disso, há uma grande expectativa em torno do anúncio do novo aumento do imposto sobre vendas, uma medida que o gabinete irá tomar para para combater a enorme dívida pública do país. O mercado espera que, em outubro de 2015, o imposto suba para 10%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente