Participamos do

Japão está saindo da deflação, diz presidente do BoJ

18:20 | Ago. 23, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Japão está saindo gradualmente de um prolongado período de deflação que prejudicou a economia do país, sufocou investimentos e pressionou os salários, disse o presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, no sábado.

Em discurso durante a conferência anual de Jackson Hole, nos Estados Unidos, Kuroda disse que, diferente dos Estados Unidos e da Europa, o Japão não está lutando contra o desemprego, que atualmente está em 3,7%.

Entretanto, ele disse que a deflação levou a duas outras formas de mal-estar econômico que continuam a incomodar a economia japonesa, as quais Kuroda disse estar tratando, com as agressivas políticas econômicas em andamento.

"As práticas de fixação de salários mudaram durante o prolongado período de deflação. Salários de empregados regulares tendem a refletir as condições do mercado de trabalho muito lentamente", disse. "Algum tipo de mecanismo, como a mão 'visível', é necessário para elevar os salários."

Parte desse mecanismo está no afrouxamento monetário agressivo do banco central, que indica que tomará todas as medidas necessárias para que a taxa de inflação japonesa retorne ao patamar de 2%, depois de duas décadas de quedas nos preços e nos salários. "A meta de estabilidade dos preços do Banco do Japão pode servir como referência para a fixação dos salários das empresas", disse Kuroda.

Ele acrescentou que as políticas estão gerando um impacto tangível nas condições econômicas, com a melhora das condições do mercado de trabalho e as empresas mostrando uma maior propensão a investir.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente