Participamos do

Indústria tem de recuperar mercado externo, diz Coutinho

11:40 | Ago. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, descartou a tese de que existe uma fórmula única de integração da indústria nacional às cadeias globais de valores. De acordo com ele, a integração tem de ser analisada caso a caso e o mais importante é que a indústria recupere a capacidade de exportação para acessar as cadeias globais.

"Não podemos continuar dependendo da exportação de commodities porque os preços já não estão ajudando", disse Coutinho, durante seminário que marca os 20 anos da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet).

Ele acrescentou que as exportações são importantes para a macroeconomia porque o País está acumulando "déficit muito alto" em conta corrente. "O déficit comercial tira PIB e subtrai poupança", disse, lembrando a importância de o País aumentar a poupança interna. De acordo com Coutinho, as exportações são importantes do ponto de vista do empresário, pois representam hedge financeiro, de mercado, de moeda e economia de escala.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente