Participamos do

Índice Geral de Serviços sobe 1,07% na 3.a quadrissemana

14:40 | Ago. 26, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Índice Geral de Serviços (IGS) apresentou taxa de inflação de 1,07% na terceira quadrissemana de agosto na cidade de São Paulo, conforme informação divulgada nesta terça-feira, 26, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O resultado foi superior ao observado na segunda leitura do mês, quando houve taxa de 0,95%.

A taxa do IGS voltou a ficar bem distante da registrada pelo tradicional Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da mesma Fipe. Entre a segunda medição de agosto e a terceira, a inflação captada pelo indicador geral do instituto também acelerou, mas passou de 0,34% para 0,43%.

A Fipe vem destacando que um ponto importante para a diferença entre os dois indicadores é o comportamento do item energia elétrica. Em ambos os índices, a tarifa apresentou avanço de 11,32% contra elevação anterior de 8,59%. No IGS, porém, há um peso maior para o item do que no IPC.

Mais um fator lembrado pela Fipe é que o IPC vem sendo aliviado por uma parte do grupo Alimentação que não entra no IGS: a de alimentos no domicílio. O índice de Serviços capta apenas a parte de Alimentação Fora do Domicílio, que avançou 0,30% na terceira quadrissemana de agosto ante alta de 0,20% na segunda medição. No IPC, o grupo Alimentação apresentou, na terceira leitura, uma deflação de 0,34%, menos significativa que a de 0,63% da segunda quadrissemana, mas com comportamento importante para ajudar no alívio da taxa geral.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente