Participamos do

Ibope: 66% gostariam de escolher fornecedor de energia

10:20 | Ago. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, 07, revela que 66% dos brasileiros gostariam de escolher a empresa que oferece energia elétrica na sua casa, assim como ocorre com as operadoras de telefonia celular. O levantamento foi encomendado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), que lançou a campanha "A Energia da Democracia é Livre". Outros 23% dos entrevistados afirmaram que não gostariam de fazer essa escolha e 11% responderam que não sabem.

O estudo mostra que, caso fosse possível escolher o fornecedor de energia, essa opção deveria começar a valer imediatamente para 31% dos brasileiros ouvidos. Outros 23% dos entrevistados defenderam a mudança para ainda este ano, enquanto 16% escolheram de 2015 em diante. Para 7% das pessoas ouvidas, a mudança deve começar a valer somente depois de 2015 e 23% responderam que não sabem.

A pesquisa revelou também que 57% dos brasileiros trocariam seu fornecedor de energia elétrica, caso fosse possível, enquanto 25% responderam que não trocariam e 18% informaram "não saber". Para 57% dos entrevistados que disseram que trocariam de fornecedor, essa mudança deve ocorrer devido ao preço da energia. Para 21%, em razão da qualidade do atendimento e, para 11%, para procurar fontes mais limpas.

O levantamento mostra ainda que 39% dos brasileiros consideram o preço pago pela energia elétrica em casa caro e 28% acham muito caro. Outros 28% afirmaram que o preço da energia é justo e 2% disseram considerar barato. Apenas 1% dos brasileiros disse achar o preço da energia muito barato e 2% disseram não saber.

A pesquisa Ibope entrevistou 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em todo o Brasil de 17 a 22 de junho deste ano. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente