Participamos do

IBGE estima safra recorde de trigo em 2014

10:30 | Ago. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A safra de trigo deve ser recorde em 2014, com produção de 7,849 milhões de toneladas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se confirmado, o volume será 37,3% maior do que o verificado no ano passado. "Os preços estavam atrativos este ano, então houve aumento na área plantada e na estimativa de rendimento médio. O Paraná se recuperou e voltou a ser o maior produtor em 2014", destacou o gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi.

Apesar disso, Andreazzi ressaltou que as plantas ainda estão muito jovens, e nada foi colhido efetivamente até o momento. Houve ainda excesso de chuvas na Região Sul no mês de junho, o que pode influenciar os próximos levantamentos. "Isso atrasou muito o plantio do trigo, não sabemos ainda o que afetou. Então, ainda tem muita coisa para acontecer com o trigo", disse o gerente.

Em relação ao levantamento de junho, o mês de julho apresentou leve queda, de 0,3%, por causa de uma revisão para baixo na produção do Paraná. Ainda assim, o Estado se recupera fortemente, e a produção deve superar a de 2013 em 112,4%, informou o IBGE.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente