Participamos do

IBC-Br de junho faz Rosenberg prever PIB menor em 2014

10:50 | Ago. 15, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Após conhecer os dados de atividade de junho e alguns indicadores antecedentes de julho, a Rosenberg Associados revisou para baixo a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. A expectativa da consultoria é que o PIB feche 2014 com alta de 0,8% contra estimativa anterior de crescimento de 1,1%. "Diante de indicadores antecedentes tão decepcionantes da indústria e do comércio de julho, revisamos nossa expectativa de PIB, mais uma vez, para baixo", justifica, em relatório, a consultoria, que tem como economista-chefe Thaís Marzola Zara.

Segundo a Rosenberg, "para um ano que se iniciou com um carregamento estatístico de 0,6 ponto porcentual, é um resultado desastroso. Mais ainda quando se considera a expectativa de recuo de quase 3% da Formação Bruta de Capital Fixo".

Apesar da queda de 1,48% do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) em junho ante maio, na série com ajuste, ser menos intensa que o recuo de 2,30% esperado pela consultoria, o quadro para a atividade econômica do País não é nada tranquilizador, conforme a Rosenberg.

Após o IBC-BR, a Rosenberg também atualizou a expectativa para o PIB do segundo trimestre, para uma contração de 0,10% na comparação com os três primeiros meses de 2014. A consultoria não descarta a possibilidade de a alta de 0,20% do PIB do primeiro trimestre ser revisado para queda, o que configuraria recessão técnica.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente