Participamos do

Fipe: Índice de Serviços sobe 0,95% na 2ª prévia do mês

15:50 | Ago. 19, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou nesta terça-feira, 19, que o Índice Geral de Serviços (IGS) apresentou taxa de inflação de 0,95% na segunda quadrissemana de agosto na cidade de São Paulo. O resultado foi superior ao observado na primeira quadrissemana, quando houve avanço de 0,73%.

A taxa do IGS ficou novamente bem distante da registrada pelo tradicional Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da mesma Fipe. Entre a medição inicial de agosto e a segunda leitura do mês, a inflação captada pelo indicador geral do instituto passou de 0,21% para 0,34%.

Tal qual a explicação fornecida na semana passada, o coordenador do IPC e do IGS, André Chagas, disse que um ponto importante para a diferença entre os dois indicadores é comportamento do item energia elétrica, que, no IGS, tem um peso ainda maior do que no IPC. Em ambos os índices, a tarifa apresentou avanço de 8,59% contra variação positiva anterior de 5,33%.

De acordo com ele, outro fator nada desprezível é que o IPC vem sendo bastante aliviado por uma parte do grupo Alimentação que não entra no IGS: a de alimentos no domicílio.

O índice de Serviços capta apenas a parte de Alimentação Fora do Domicílio, que subiu 0,20% na segunda quadrissemana de agosto ante avanço de 0,32% na primeira leitura. No IPC, o grupo Alimentação apresentou, na segunda medição de agosto, uma deflação de 0,63%, pouco menos intensa que a de 0,67% da primeira quadrissemana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente