Participamos do

Fazenda diz que IPCA de julho veio abaixo do esperado

12:10 | Ago. 08, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O secretário de política econômica do ministério da Fazenda, Marcio Holland, avaliou nesta sexta-feira, 08, que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho, que ficou em 0,01% depois de ter subido 0,40% em junho, ficou bem abaixo do previsto desde o começo do ano pelo mercado e do esperado nas últimas semanas.

Em entrevista por teleconferência, Holland destacou que a inflação voltou para o teto da meta no acumulado em 12 meses. "Foram quatro meses consecutivos de queda da inflação, mesmo com elevação do preço da energia", afirmou. Ele também ressaltou o fato de, pelo segundo mês seguido, o índice de inflação em alimentação e bebidas ter caído. "Todos consideram muito importante para a mesa dos brasileiros", disse.

Ele citou também o comportamento do preço de vários produtos. como tomate, batata inglesa e feijão carioca. "São produtos importantes na alimentação, particularmente nas famílias de menor renda. Portanto é comportamento importante da inflação para essa população", afirmou.

Holland destacou a queda consistente no índice de preços no atacado, "o que coloca a inflação em um comportamento benigno nos próximos meses". "Há expectativa da FGV de haver mais queda nos índices no atacado na próxima divulgação. O que provavelmente levaria a mais repasse de queda de preços do atacado ao consumidor nos próximos meses", concluiu.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente