Participamos do

Cemig garante que não faltará fornecimento de energia

19:50 | Ago. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Luiz Fernando Rolla, afirmou nesta segunda-feira, 18, em entrevista com a imprensa, que não haverá falta de fornecimento de energia nas regiões nas quais atende. "A chuva virá. Mas se de repente acabar o volume útil de água da Usina Três Marias, ela é integrada ao sistema e outras compensarão", disse.

Conforme dados da própria Cemig, em sua página na internet, o volume útil de água do reservatório está em 8,3%. "Ela pode zerar em novembro ou dezembro, mas a chuva virá e também há a compensação. Apesar da sua água ser utilizada para outros fins não somente energia, hoje ela não trabalha a todo o vapor", explicou.

Rolla comentou brevemente ainda sobre o que ocorre em São Paulo. "Lá é uma questão pontual e emergencial. Existe estrutura de gestão para recursos hídricos. Esse uso múltiplo da água já vem sendo discutido há muito tempo. Já tivemos um caso de que Três Marias teve que ajudar a abastecer o Nordeste. Se chegar a esse ponto, o auxílio é válido", falou.

São Simão e Jaguara

Com relação à concessão da hidrelétrica de São Simão, Rolla afirmou que o caminho natural será o mesmo de Jaguara: a questão será levada à Justiça. Na semana passada a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recomendou a não renovação da concessão da usina. "O Ministério de Minas e Energia (MME) deve se pronunciar em breve e eles devem ser consistentes nas suas considerações. A nossa reação também vai ser a mesma. Se eles vão ser consistentes em suas respostas, as nossas deverão ser também", declarou.

A estratégia jurídica adotada pela Cemig já tem um precedente favorável. Neste mês, a companhia mineira completa um ano à frente das operações da usina Jaguara, apoiada em uma liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele reiterou que não sabe quando o impasse de Jaguara voltará ao julgamento no STJ.

CemigPar

Rolla ainda comentou que a criação da Cemig Participações Minoritárias (CemigPar) não tem ligação a uma estratégia específica da empresa em determinado setores. "É uma sociedade de propósito específico para fazer gestão de participações nossas já adquiridas e outras eventuais que virão", declarou. No fato relevante enviado ao mercado na semana passada, a Cemig dizia que o objetivo da CemigPar é "a participação minoritária no capital social de outras sociedades do setor de energia, óleo e gás".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente