Participamos do

Boa Vista SCPC: sobe indicador de recuperação de crédito

09:30 | Ago. 15, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O indicador de recuperação de crédito apurado pela Boa Vista SCPC, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito, subiu 5,7% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, no entanto, houve diminuição de 2,0% sobre igual período de 2013. A queda do índice foi de 3,0% tanto na comparação com o mesmo mês do ano passado como no acumulado de 12 meses encerrados em julho.

Segundo a Boa Vista, a tendência de desaceleração intensificou-se nos últimos meses. "Sua evolução é condizente com a conjuntura econômica: desaquecimento do mercado de trabalho, queda recente da taxa de inadimplência, menor concessão de crédito, entre outros fatores", diz a nota. A instituição espera queda entre 2% e 3% na recuperação de crédito em 2014.

Regiões

Na passagem de junho para julho, na série com ajuste sazonal, todas as regiões do País registraram aceleração do índice. O Centro-Oeste encabeça a lista com elevação de 7,7%, seguido pelo Norte, com 7,4%, e Nordeste, com 7,3%. A região Sul, por sua vez, apresentou aumento de 6,1% na recuperação de crédito e o Sudeste teve alta de 4,7%.

No acumulado do ano, o Sudeste puxa a queda com declínio de 4,2%, seguido por Norte (-2,3%) e Nordeste (-1,3%). Nas outras regiões, houve aumento da recuperação de crédito no período: de 3,4% no Sul e de 3,7% no Centro-Oeste. A Boa Vista destaca que, no comércio varejista, a recuperação de crédito apresentou queda de 15,9% no acumulado dos sete primeiros meses do ano. Todas as regiões registraram variações negativas: Nordeste, (-22,2%), Centro-Oeste (-18,1%), Norte (-16,7%), Sul (-14,6%) e Sudeste (-13,3%).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente