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Atendimento telefônico da Sefin não funciona

O POVO realizou 70 ligações para a Secretaria, a fim de tirar dúvidas sobre o aplicativo ISS Fortaleza. Apenas dois números, que não têm relação com o sistema, atenderam
13:30 | Ago. 04, 2014
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Tipo Notícia

Após a retirada do ar, na semana passada, do antigo sistema para emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFSe), de escrituração fiscal e de emissão de DAM (Documento de Arrecadação Municipal) – o GissOnline -, agora é a vez de os telefones de atendimento da Secretaria Municipal de Finanças de Fortaleza (Sefin) não funcionarem.

 Na manhã desta segunda-feira, 4, O POVO tentou ligar para os telefones 3454.5968, 3105.1313 e 0800 280 0155, todos disponibilizados no site da Sefin. Das 8h10min às 10h10min, a reportagem discou, de cinco em cinco minutos, para cada um dos três números, mas nenhum atendeu.

 Os dois primeiros apresentavam sinal de ocupados, enquanto o segundo por vezes tocava antes de a ligação cair. O número 3105.1153, do Plantão Fiscal (IPTU), também estava na mesma situação.

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 Das 70 ligações realizadas pelo O POVO, apenas duas foram atendidas, as feitas para os números 3105.1217, de atendimento interno, e 0800 096 1531, do setor Nota Fortaleza.

 Nesses contatos, a reportagem foi orientada a acessar o site da Sefin, onde está indicado o aplicativo ISS Fortaleza, e baixar o manual do primeiro acesso para tirar as dúvidas.

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 Perguntado sobre os demais telefones que não atendiam, um dos funcionários admitiu que os respectivos setores têm conhecimento do problema e que as ligações não são completadas por causa de “congestionamento”.

 Além do manual do primeiro acesso, apenas por e-mail é possível tirar dúvidas sobre o aplicativo ISS. A reportagem entrou em contato com atendimento.iss@fortaleza.ce.gov.br e obteve uma resposta automática com orientações sobre o sistema. O e-mail, no entanto, não indicava nenhum número telefônico para o qual o contribuinte pudesse ligar.

 Reclamação

 O contador Ricardo Matos tem tido dificuldades para emitir notas fiscais com o novo sistema. Necessitando tirar dúvidas, Ricardo tenta entrar em contato, desde a última quinta-feira, com os números telefônicos disponibilizados pela Secretaria, mas até agora não obteve sucesso.

 “Tento ligar para os números, mas os telefones de atendimento não funcionam. Passo e-mails que sempre vêm com resposta padrão, não encaminham para o setor e nem dão uma resposta especifica”, reclama.

 O contador afirma que consegue acessar o ISS Fortaleza normalmente, mas, na finalização, após preencher todos os dados da nota, o sistema não permite que o envio das informações.  “Conversei com outros profissionais que estão passando pela mesma situação. Desde a semana passada, não mudou nada”.

 O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Luiz Gastão Bittencourt, informou que tem recebido reclamações de várias empresas alegando problemas com a emissão de notas fiscais e com o atendimento telefônico da Sefin. Gastão ressalta que, por causa disso, deve haver um atraso no pagamento de muitos contribuintes. “Isso é um desrespeito às empresas de uma maneira geral. Não tem um porta-voz da Prefeitura para resolver o problema”, diz.

 Ainda sem resposta

 O POVO entrou em contato com a Secretaria de Finanças, por meio da assessoria de imprensa, para ter uma explicação sobre o assunto. O órgão informou que dará uma resposta ainda hoje.

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