Participamos do

Abigraf prevê recuo de 3,5% para produção gráfica

15:40 | Ago. 26, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) atualizou as suas projeções e agora espera um recuo 3,5% na produção física do setor neste ano - ao final de 2013, a associação contava com uma queda de 1,7% na produção de 2014. A expectativa mais preocupante já considera a redução de 9,9% na produção registrada no segundo trimestre de 2014 ante mesmo período de 2013. Segundo a associação, o quadro não inspira otimismo e a previsão é que a indústria gráfica apresente novas contrações na produção durante o segundo semestre.

"A alta de juros feita pelo Banco Central, visando combater a inflação continuará repercutindo no mercado e há sinais de aumento de inadimplência pelas empresas e de enfraquecimento generalizado da economia, com impactos capazes de afetar negativamente o mercado de trabalho e também a performance da indústria gráfica", diz o boletim da Abigraf.

Ainda segundo a instituição, o mau desempenho também é causado pela alta nas tarifas de energia e pela demanda enfraquecida devido à Copa do Mundo. Além disso, a Abigraf considerou, em seu boletim mensal, que as incertezas no cenário nacional e a greve no IBGE dificultam a apuração dos dados e prejudicam a precisão das informações.

Conforme sondagem nacional feita pela associação, o Índice de Confiança do Empresário Gráfico do segundo trimestre fechou em 48,3 pontos, abaixo da linha de neutralidade de 50 pontos, indicando pessimismo. E, segundo cálculos da Abigraf com base na Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, a produção física da indústria gráfica brasileira recuou 1,8% no intervalo de abril a junho na comparação com os três primeiros meses de 2014.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente