Participamos do

Vendas do varejo sobem 0,5% em maio ante abril

09:30 | Jul. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As vendas do comércio varejista subiram 0,5% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira, 16, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde uma queda de 1,00% a uma alta de 1,10%, e acima da mediana positiva, de 0,10%.

 Na comparação com maio do ano passado, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 4,8% em maio deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam de expansão de 1,78% a 5,30%, com mediana de 3,80%. Até maio, as vendas do varejo restrito acumulam altas de 5,0% no ano e de 4,9% nos últimos 12 meses.

 Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,3% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal. O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam queda de 0,10% a 1,50%, com uma queda menor que a mediana estimada, negativa em 0,60%.

 Na comparação com maio do ano passado, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 0,9% em maio deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam de um recuo de 1,00% a aumento de 4,40%, com mediana positiva de 0,60%. Até maio, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam altas de 1,4% no ano e de 2,2% nos últimos 12 meses.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 De acordo com o IBGE, o índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito caiu 0,1% no trimestre encerrado em maio. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas recuou 0,3% no trimestre encerrado em maio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente