Participamos do

Para o SPC, tendência é de alta da inadimplência

15:00 | Jul. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O crescimento da inadimplência dos consumidores registrada no banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) desacelerou e ficou em 4,39% em junho em relação ao mesmo mês do ano passado. Nessa base de comparação anual, o aumento do número de inadimplentes em maio havia sido de 9,56%. Apesar de o resultado representar a interrupção da trajetória de aceleração iniciada em janeiro de 2014, o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior, avalia que a tendência é de alta para os próximos meses, em razão do contexto macroeconômico de juros altos e inflação elevada.

Na variação mensal, de maio para junho, o número de consumidores com parcelamentos em atraso caiu 4,95%. Economistas do SPC Brasil avaliam, em nota distribuída à imprensa, que a queda de junho pode ser pontual e não deve se repetir ao longo dos próximos meses.

Dívidas em atraso

A quantidade de dívidas em atraso no banco de dados do SPC Brasil aumentou 5% em junho deste ano em relação ao mesmo mês de 2013. A variação ficou próxima à alta de 5,21% verificada em maio.

O resultado mantém o nível de crescimento anual, por volta de 5%, registrado desde abril. Analistas da SPC Brasil e da CNDL projetam, contudo, que a tendência é de alta desse indicador nos próximos meses.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente