Participamos do

Opep: EUA impulsionarão demanda por petróleo em 2015

10:00 | Jul. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O aumento do consumo de petróleo dos EUA deve reverter um declínio da demanda, observado nos últimos quatro anos, em nações ricas e deve direcionar a recuperação global no próximo ano, disse a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) nesta quinta-feira.

A avaliação - a primeira dada para 2015 pelo grupo de produtores de petróleo - mostra que os EUA estão buscando mais de seu próprio petróleo em meio a um boom de produção.

Em seu relatório mensal do mercado de petróleo, a Opep disse que o crescimento da demanda mundial de petróleo vai avançar no próximo ano em meio a um crescimento econômico robusto. O consumo mundial vai aumentar 1,21 milhão de barris por dia em 2015, em comparação com um aumento de 1,13 milhão de barris por dia neste ano, disse o grupo.

O relatório da Opep pode fornecer algum suporte aos preços do petróleo, que foram atingidos nos últimos dias com a perspectiva de aumento das exportações de petróleo líbio.

O crescimento em aceleração da demanda será parcialmente impulsionado por um aumento na demanda de petróleo em nações industrializadas, pela primeira vez desde 2010. A tendência é sustentada por aumento da demanda de petróleo dos EUA, que vai aumentar 180 mil barris por dia em 2015.

Nos últimos anos, a Índia e a China têm sido os motores de crescimento do mercado de óleo. Mas as informações da Opep mostram que o crescimento do consumo entre os países membros vai aumentar agora a um ritmo mais lento do que os EUA, ou até se enfraquecer. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente