Participamos do

Morre em São Paulo o fundador da Brastemp

10:00 | Jul. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Morreu em São Paulo às 22h22 desta segunda-feira, 21, o empresário Hugo Miguel Etchenique, fundador da Brastemp, uma das mais importantes indústrias do País.O empresário tinha 83 anos e sofria de complicações pulmonares há cerca de três anos. No domingo, foi internado no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, mas a infecção agravou-se e ele não resistiu.

 Apesar de ter deixado o comando do grupo Brasmotor (controlador da Multibrás, dona das marcas Brastemp e Consul) no ano 2000, após 30 anos, Etchenique ainda era chamado para opinar sobre os negócios da empresa, que teve o controle acionário vendido em 1997 para a americana Whirlpool.

 O bordão "Não é assim uma Brastemp", um dos mais famosos da publicidade brasileira, foi criado na sua gestão. "Ele era uma Brastemp", comenta o seu filho Rodrigo, que participava com ele da direção da empresa.

 "Ele estava um pouco decepcionado com a economia brasileira e com os rumos do País", conta Rodrigo. Um dos motivos era a desaceleração da indústria e a preocupação dos empresários do setor com o baixo crescimento da economia. Em maio, a fábrica das marcas Brastemp e Consul anunciou férias coletivas para cinco mil funcionários. Com a vista prejudicada, precisava da ajuda de parentes próximos para ler o noticiário.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 Era torcedor do Santos, e a última partida que viu foi a vitória do seu time contra o Palmeiras por dois a zero. Antes, sofreu com as derrotas da seleção brasileira na Copa 2014.

 A Brastemp, fabricante de eletrodomésticos da linha branca, foi criada em 1954 pelo Grupo Brasmotor, com fábrica em Rio Claro. Em 1994, a Brastemp e a Consul se fundiram para formar a Multibrás, que depois faria parceria com o grupo americano Whirlpool Corporation, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo.

 O velório será nesta terça-feira, das 10hs às 14hs, no Einstein (Avenida Albert Einstein, 672, no Morumbi) e em seguida ele será sepultado no cemitério São Paulo, na Avenida Cardeal Arcoverde, em Pinheiros. Etchenique deixa cinco filhos, 14 netos e um bisneto. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente