IPCE registra queda de 15, 24% no setor "Raiz, Bulbo e Rizoma"
O Índice de Preços da Ceasa Ceará (IPCE), instrumento de pesquisa que analisa 64 itens do mercado atacadista divididos em cinco categorias diferentes, registrou, no mês de junho, uma queda acentuada no setor “Raíz, Bulbo e Rizoma”. A média acumulada referente aos oito produtos pertencentes a este setor apresentou uma redução de -15, 24% em relação ao mês de maio.
Os produtos do setor citado que mais influenciaram na queda dos preços foram: batata doce (-24,77%), cebola roxa (-23,29%), cenoura (– 19,89%),cebola pêra (-19,51%), batata inglesa (-17, 21%), macaxeira (-15,13%). Apenas o alho apresentou um aumento de 9% em relação ao mês de maio.
Segundo Odálio Girão, analista de mercado da Ceasa, as quedas referentes aos produtos do setor Raiz, Bulbo e Rizoma, deve-se à "excelente safra" proveniente da Bahia, de São Paulo e de Pernambuco. O Ceará também contribuiu com a produção de hortigranjeiros como a macaxeira e a batata doce, produzidos no Litoral Leste e na região da Ibiapaba.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineOutros três setores apresentaram queda no mês de junho: Frutas (-3,56%); Cesta Básica (-2,73%); e Folha, Flor e Haste (-2,29%). Apenas o setor de Hortaliça Fruto fechou o mês com elevação de 6,82%. Diante disto, a média acumulada de junho dos produtos pertencentes aos cinco setores analisados no IPCE apresentou uma redução de -3,17%.