Participamos do

Intenção de compra do paulistano recua, aponta pesquisa

11:40 | Jul. 02, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A intenção de compra do paulistano no varejo para os meses de julho e agosto caiu 3,8 pontos porcentuais em comparação com o mesmo período de 2013, informou nesta quarta-feira, 02, levantamento do Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/Fia) em parceria com a Felisoni Consultores Associados. A pesquisa mostra que 46,6% dos paulistanos pretendem adquirir um bem durável nos próximos meses, ante 50,4% no ano passado.

Na comparação com o segundo trimestre de 2014, o levantamento informa que a intenção de compra do paulistano recuou 6,6 pontos porcentuais. Nos meses de abril a junho deste ano, 53,2% dos pesquisados sinalizavam a intenção de comprar um bem durável. De acordo com o Provar/Fia, o resultado de julho e agosto de 2014 é o mais baixo para o período desde 2002, quando se verificou o patamar de 21,9%.

A amostra de intenção de compra do paulistano no varejo físico é composta por 500 consumidores e aborda diversas categorias de produtos, como eletroeletrônicos, informática, telefonia, material de construção, linha branca, vestuário etc. O indicador ainda leva em conta a utilização do crédito nas compras de bens duráveis.

e-commerce

O levantamento do Provar/Fia mostra também que a intenção de compra do paulistano pela internet no terceiro trimestre deste ano recuou 5,2 pontos porcentuais, para 84,7%. O indicador de intenção de compra no e-commerce do mesmo trimestre de 2013 havia ficado em 89,9%.

O indicador representa leve queda, de 0,6 ponto porcentual, em comparação com a intenção de compra do paulistano na internet observada na pesquisa do segundo trimestre de 2014, quando o índice foi de 85,3%.

De acordo com a pesquisa, entre os itens que os paulistanos mais mencionaram que pretendem comprar pela internet estão nos segmentos de telefonia e celulares (28,6%) e informática (26,6%).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente