PUBLICIDADE
Notícias

Inflação na zona do euro sobe 0,4% em julho

09:20 | 31/07/2014
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 0,4% em julho, em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados da agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat. O resultado foi o mais baixo desde outubro de 2009 e ficou em linha com as expectativas dos analistas. Em junho, taxa anual de inflação havia ficado em 0,5%.

A inflação baixa é um revés para o Banco Central Europeu (BCE), que em junho lançou uma série de medidas destinadas a estimular o crescimento e impulsionar a taxa de inflação de volta para sua meta, de pouco abaixo de 2,0%. É muito cedo para verificar se essas medidas tiveram um impacto, mas a desaceleração na alta dos preços ao consumidor sublinha a gravidade dos problemas que o banco enfrenta.

O resultado do CPI de julho não deve resultar em uma resposta imediata por parte do BCE, que disse que poderá levar até um ano para que as medidas anunciadas em 5 de junho tenham pleno efeito. O banco central esperava que a taxa de inflação se mantivesse em torno de seu nível de 0,5% de junho nos meses seguintes. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS